Imagine a seguinte situação: você inaugura um negócio novo, uma padaria, por exemplo. Mas, no mesmo bairro em que a sua padaria está, existem várias outras padarias. Algumas delas mais antigas, outras mais modernas, mas todas já com sua base de clientes. A chance de o seu negócio não prosperar em meio a outros já consagrados é grande, não é mesmo?

Deve ser extremamente frustrante você começar um negócio novo, todo reformado, paredes pintadas, móveis dos melhores e ninguém ver o seu negócio, ninguém encontrá-lo.

O mesmo pode acontecer com o seu site.

De nada adianta você ter um site moderno e responsivo, se ninguém entrar nele. Seu site precisa e deve aparecer. As pessoas precisam encontrá-lo em buscas na internet, e é pra isso que existe SEO (Search Engine Optimization).

Em português, SEO significa otimização de mecanismos de pesquisa. E isso nada mais é do que um conjunto de técnicas que usamos no seu site para que o Google consiga encontrá-lo mais facilmente, para que as pessoas achem o seu site nas buscas quando pesquisarem por palavras-chave referente ao seu negócio.

Confira esses dados abaixo:

1. 34,36% das pessoas clicam no primeiro resultado do Google (fonte: HubSpot).

2. Apenas 21% das pessoas clicam em mais de um resultado (fonte: Moz).

3. 75% das pessoas clicam APENAS nos resultados da primeira página do Google (fonte: imForza)

Ou seja, se o seu site não aparecer na primeira página do Google, as chances de ele ser acessado por quem está pesquisando são muito pequenas. E, segundo a Search Engine Journal, 93% de todo o acesso a sites da internet partem de pesquisas em mecanismos de buscas, como o Google.


O que faz o Google colocar o seu site nos primeiros resultados?

Antes de responder a essa pergunta, é necessário ressaltar que existem duas possibilidades: seu site pode aparecer na primeira página em resultados orgânicos (gratuitos) e anúncios (pagos).


Repare na pesquisa que fiz acima. O Google encontrou 34 MILHÕES de resultados. Consegue imaginar o quão difícil é de ser encontrado no meio dessa multidão? Esse primeiro resultado, o qual marquei em vermelho, é decorrente de um anúncio. Ou seja, foi investido uma certa quantidade em dinheiro para que o Google mostrasse ele na frente dos outros pra mim.

É comum que se tenha entre 1 e 4 anúncios, dependendo de alguns fatores como a sua localização, as palavras-chave que usou e etc. No meu caso, somente um resultado apareceu como anúncio, todos os outros apareceram de forma orgânica.

Para que o seu site tenha bons resultados mesmo sem pagar para isso, é importante:

1. Utilizar as palavras-chave corretas no seu site. Você precisa estudar o seu público e entender o que eles pesquisam para encontrar o seu site.

2. Otimizar as imagens e usar os atributos HTML ‘alt’. Pode parecer simples demais, mas muitas vezes o seu site pode aparecer em primeiro devido aos nomes que você dá às imagens que têm nele.

3. Melhorar a velocidade do site, otimizando seu código e contratando bons servidores de hospedagem.

4. Ter um site responsivo. Hoje-em-dia o Google já não exibe mais sites que têm uma estrutura muito ultrapassada ou que não são responsivos, ou seja, sites que não se adaptam a diferentes tamanhos de tela.

5. Manter o site sempre atualizado. O Google tende a não exibir sites que estão parados e priorizar sites e páginas que estão em constante atualização.


Os sites desenvolvidos pela Devton são encontrados no Google?

Sim!

Todos os sites desenvolvidos por nós já saem do forno com todos os pré-requisitos para serem encontrados pelo Google.

• Nossos sites são todos responsivos, garantindo que eles sejam bem visualizados independente do dispositivo: pode ser um computador, notebook, tablet, celular ou até mesmo uma Smart TV.

• Nós trabalhamos com um ótimo serviço de hospedagem, que garante a disponibilidade do seu site a todo momento, sem limite de acessos.

• Código limpo. Nós sempre nos certificamos de utilizar boas práticas no código do site, além de sempre usar boas palavras-chave para facilitar e melhorar os resultados no Google.

Mas, claro, você pode precisar de um serviço mais aprofundado caso queira lançar uma campanha específica no seu site. Nesses casos, basta nos consultar!